domingo, 24 de novembro de 2013

A "milagrosa" fitinha colorida!!!!!!

A bandagem elástica adesiva, também chamada de bandagem neuromuscular, taping, entre outros nomes,  foi desenvolvida no Japão em meados de 1970. Desde então, sua técnica de aplicação vem evoluindo e temos visto cada vez mais publicações científicas a seu respeito.
Fonte: acervo particular


Método Therapy Taping (através da Bandagem Therapy Tex), se baseia no Conceito de Estimulação Tegumentar. Nosso tegumento ou pele possui uma série de receptores sensíveis aos mais diversos estímulos, como calor, frio, pressão... sem dúvida este é um Sistema que tem uma importância enorme no envio de informações ao Sistema Nervoso Central. Após estimular este sistema há uma resposta motora que vai agir de acordo com o objetivo esperado.

O Método pode ser utilizado pelos profissionais das seguintes áreas da saúde: Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Médicos e Fonoaudiólogos, visando o tratamento de diferentes disfunções do aparelho locomotor tanto em ortopedia como em neurologia e medicina desportiva.

Influências já documentadas estão relacionadas à diminuição da percepção da Dor, estimulação do sistema linfático que promove uma absorção mais rápida de edemas, outro fator que provoca grande alívio de dor nestes pacientes. Influências no sistema motor também tem sido muito bem estudadas e evidências mostram que dependendo da forma como a bandagem é aplicada, é possível tanto estimular como inibir contrações musculares.

 Este princípio beneficia tanto pacientes neurológicos, pois é possível reduzir quadros de espasmos musculares, como pacientes ortopédicos ou atletas, inibindo músculos que estejam tensos ou sobrecarregados.

Outros Benefícios:

Melhora da Resposta Motora;
Melhora da Função Neurológica;
Melhora da Estabilidade Articular;
Prevenção de Lesões Musculares e Articulares;
Melhora da Circulação Sanguínea e Linfática;
Melhora da Dor.


As bandagens podem ser de diferentes cores, de acordo com o gosto do paciente, mas as cores não influenciam no resultado, mas sim a forma de aplicação e os cuidados com manutenção do taping na pele de acordo com orientações do profissional.

Fonte: www.taping.com.br


Segue abaixo o depoimento da paciente Maxilene Ferreira. Utilizo o método terapy Taping frequentemente durante os atendimentos:

" Desde que iniciei o uso da bandagem em 2011, através da minha fisioterapeuta, pude perceber a diferença que este método surtiu no meu dia a dia, devido a dores lombares e musculares em diferentes partes do corpo. Com o tratamento contínuo, a crise de dores diminuíram e o uso de medicações com analgésicos e relaxantes musculares entraram em desuso em minha vida. Em fim, a bandagem me trouxe qualidade de vida" 


Dúvidas e interesses em conhecer o método e sua aplicação através de fisioterapeuta com formação no Método Therapy Taping.......entrar em contato!
     Ana Rita Corrêa da Silva- Fisioterapeuta. Crefito:3/132901-F
    Tim (19) 981556959
    Claro (19) 992356657
    Vivo (35)99384917



Texto Fonte:  Pereira, L.S. reabilitação de paciente com epicondilite lateral através do tratamento com therapy taping: relato de caso. In: www.taping.com.br
                    Morini, Nelson Jr; Nunes, E.; Homsi, David. Utilização da Bandagem terapeutica Therapy Taping na estabilidade do tornozelo de indivíduos assintomáticos. In: www.taping.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário